Análise de Questões (CESPE) - #TRF1 e #TRF5 - Ética no Serv. Público e Rac. Analítico

Boa tarde galera

Iremos analisar algumas questões da banca CESPE com foco nos concursos do TRF 1º Região e TRF 5º Região. Estamos em reta final no primeiro e, por isso, devemos nos concentrar na resolução de questões. Resolveremos 5 questões retiradas do site "Qconcursos" de cada matéria abordada nesses concursos.Vamos lá?



Ética no Serviço Público.



Aplicada em: 2016
Banca: CESPE
Órgão: TCE-PA
Julgue o item que se segue, relativos à ética na administração pública.
Situação hipotética: Servidor público, ocupante de cargo de chefia, flagrou um colega de trabalho assediando sexualmente a secretária da repartição onde ambos trabalham e, em solidariedade a esse colega, não denunciou o ato. Assertiva: Nessa situação, como a motivação original para a omissão do fato foi o espírito de solidariedade, a atitude do servidor não poderá ser caracterizada como desvio ético.

GABARITO: Errado.

Configura-se Condescendência criminosa, de acordo com o descrito no Código Penal, "Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:"

Aplicada em: 2016
Banca: CESPE
Órgão: ANVISA

Acerca da ética no serviço público, julgue o item a seguir.
Situação hipotética: Um agente público que exerce atividade de fiscalização de trânsito, durante período de folga do trabalho, foi detido em uma blitz e submetido a teste de alcoolemia que constatou a ingestão de bebida alcoólica em índice que justificou a autuação do condutor pelo cometimento de infração de trânsito gravíssima. Assertiva: Nessa situação, não se pode cogitar que a conduta descrita repercuta na esfera ética do agente público, pois se trata de uma infração comum cometida fora do horário e do ambiente de trabalho.

GABARITO: Errado.

A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.



Aplicada em: 2016
Banca: CESPE
Órgão: FUNPRESP-JUD

Após investigação, João, servidor da justiça eleitoral, e Paulo, cidadão convocado para exercer a função de mesário em determinado processo eleitoral, foram presos pela Polícia Federal por terem fraudado, a pedido do diretor da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma urna eletrônica, para favorecer determinado candidato à presidência da República.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue.
O diretor da Secretaria do TRE, que induziu o cometimento do ilícito, deverá responder por ato de improbidade administrativa.

GABARITO: Certo.


Art. 11 da Lei 8429. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:
        I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;


Aplicada em: 2016
Banca: CESPE
Órgão: FUNPRESP-JUD






































Após investigação, João, servidor da justiça eleitoral, e Paulo, cidadão convocado para exercer a função de mesário em determinado processo eleitoral, foram presos pela Polícia Federal por terem fraudado, a pedido do diretor da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma urna eletrônica, para favorecer determinado candidato à presidência da República.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue.
O ato de fraudar a urna eletrônica só poderá ser enquadrado como improbidade administrativa se houver conduta comissiva, pois não se admite a forma omissiva nos casos em que não haja o recebimento de valores.


GABARITO: Errado.

Enriquecimento ilicito -> Somente por ação
Prejuízo ao erário --> Por ação ou omissão
Atentar contra  Adm Púb --> Por ação ou omissão


Aplicada em: 2016
Banca: CESPE
Órgão: FUNPRESP-EXE

Acerca da ética e da função pública e da ética e da moral, julgue o item que se segue.

Os termos moral e ética têm sentidos distintos, embora sejam frequente e erroneamente empregados como sinônimos.


GABARITO: Certo.

Ética estuda a moral, e moral estuda os costumes, portanto são semelhantes por estudarem o comportamento humano, porém não são sinônimas.
Ética é o princípio ------------- Moral é conduta 
Ética é permanente ----------- Moral é temporal
Ética é universal -------------- Moral é cultura
Ética é regra ------------------ Moral é conduta da regra
Ética é teoria ------------------ Moral é prática

moral => prática = ação = comportamentos efetivos = é aquilo que alguém faz realmente (o ato de agir);
vs 
ética => é teoria = estudo = conceitos



Raciocínio Analítico




Aplicada em: 2016
Banca: CESPE
Órgão: FUNPRESP-EXE


Acerca dos argumentos racionais, julgue o item a seguir.

O texto que se segue, produzido por um detetive durante uma investigação criminal, ilustra um raciocínio por indução. 

Ontem uma senhora rica foi assassinada em sua casa. No momento do crime, havia uma festa na casa da vítima e nela estavam presentes umas cinquenta pessoas. Dessas cinquenta, é sabido que nove tinham algum tipo de problema com a senhora assassinada. Assim, é plausível supor que o assassino esteja entre essas nove pessoas.


GABARITO: Errado.


Na realidade, trata-se de raciocínio ABDUTIVO.
Veja que, diante de uma cena de crime, tentou-se buscar uma explicação para o ocorrido (supondo que o assassino seja uma das pessoas que tinham problema com a vítima). Este é um raciocínio também conhecido como “raciocínio da melhor explicação”. (Fonte: Estratégia Concursos). 
Dica: quando o enunciado falar em procedimentos de investigações criminais ou diagnósticos, normalmente a resposta é ABDUÇÃO. 



Aplicada em: 2016
Banca: CESPE
Órgão: FUNPRESP-EXE

Acerca dos argumentos racionais, julgue o item a seguir.

No diálogo seguinte, a resposta de Q é embasada em um raciocínio por abdução. 

P: Vamos jantar no restaurante X? 

Q: Melhor não. A comida desse restaurante não é muito boa. 

Li em um site de reclamações muitas pessoas dizendo que, após comerem nesse restaurante, passaram muito mal e tiveram de ir ao hospital. Além disso, conheço cinco amigos que comeram lá e foram parar no hospital.


GABARITO: Errado.

Nos argumentos por abdução, procura-se observar um padrão de ocorrências e, a partir deste padrão observado, é estabelecida uma possibilidade / probabilidade de que os resultados observados sejam consequência das causas observadas.
  Veja que a resposta de Q não estabelece uma relação de probabilidade, e sim um juízo de valor. Temos um raciocínio por indução, onde parte-se da observação de algumas situações (pessoas que comeram no restaurante e passaram mal) e infere-se a conclusão de que a comida do restaurante não é boa.


Aplicada em: 2016
Banca: CESPE
Órgão: FUNPRESP-EXE

Acerca dos argumentos racionais, julgue o item a seguir.

A afirmação O ouro conduz eletricidade porque é um metal constitui exemplo de raciocínio dedutivo.

GABARITO: Certo.

Sempre que for do geral para o particular, é dedução: "Todo metal conduz eletricidade. O ouro é um metal, logo ele conduz eletricidade."

Sempre que for do particular para o geral, é indução: "O ouro conduz eletricidade, logo todo metal também deve conduzir eletricidade."


Aplicada em: 2016
Banca: CESPE
Órgão: FUNPRESP-EXE
Acerca dos argumentos racionais, julgue o item a seguir.

O raciocínio a seguir está embasado em um argumento de autoridade. Não há uma causa única para a depressão. Deve-se estudar essa doença, tentando-se isolar diversos fatores que podem desencadear quadros depressivos, pois, de acordo com pesquisa recente da Organização Mundial de Saúde, a depressão é uma doença multifatorial.
GABARITO: Certo.
Argumento de Autoridade:
Aa conclusão se sustenta pela citação de uma fonte confiável, que pode ser um especialista no assunto ou dados de instituição de pesquisa, Exemplo. Uma frase dita por alguém, líder ou político, algum artista famoso ou algum pensador.
                Enfim, uma autoridade no assunto abordado.


Aplicada em: 2016
Banca: CESPE
Órgão: FUNPRESP-EXE
Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue o item a seguir.

Na linguagem cotidiana, as condições de verdade de Fulano tomou suco e saiu são diferentes das de Fulano saiu e tomou suco.
GABARITO: Certo.
Na linguagem cotidiana, a ordem das informações gera diferença no significado. Dizer que “tomou suco e saiu” dá a ideia de que primeiro a pessoa tomou suco e depois saiu, já dizer que “saiu e tomou suco” permite inferir que o suco foi tomado fora de casa, após a pessoa ter saído. Portanto, o item está CORRETO, pois essas duas frases do enunciado são realmente distintas.


Muito bem galera, foco no objetivo! Encerramos por hoje.

Abraços

Uyran Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 Questões da Parte Especial do C.Penal para ESTUDAR!

Recursos no Processo do Trabalho

Entendendo a Usucapião